sexta-feira, 25 de janeiro de 2008


Heath Ledger

Qual a única coisa capaz de ofuscar o brilho do anúncio dos indicados ao Oscar? Muitos imaginaram que fosse a greve dos roteiristas, mas parece que o destino pregou uma peça em todos e nos deixou atônitos. A morte prematura de uma estrela ascendente.
28 anos, bonito, talentoso e rico. Parece o perfil perfeito de uma estrela de Hollywood, que ganha milhões estampando sua imagem em blockbusters à toa. Mas Ledger fugia disso, parecia ser uma gota d'água no imenso oceano de futilidade de Hollywood. Era um ator instintivo, que interpretava com a alma, nos fazia viajar pelos conflitos e pela personalidade de suas personagens.

O auge veio com O Segredo de Brokeback Mountain, onde ele conseguiu a proeza de nos deixar na dúvida, afinal, Ennis Del Mar não parecia ser homossexual, ele se apaixonou pela pessoa Jack Twist, não pelo homem Jack Twist. O papel lhe rendeu uma indicação ao Oscar, que Ledger não ganhou. Mas a estatueta do careca dourado parecia só uma questão de tempo, com todo aquele talento e sabedoria para escolher os papéis, alguém duvidava que mais cedo ou mais tarde ele ganharia um Oscar?

Na última semana fui à uma sessão de Eu Sou a Lenda e para minha surpresa e satisfação me deparei com o trailer do novo filme do Batman, O Cavaleiro das Trevas. "Nossa! O que é isso?", eu ficava pensando ao ver Ledger na tela. Mas do que um simples vilão, o seu Coringa fez todo mundo ali esquecer da performance de Jack Nicholson no filme de Tim Burton; mais, fez todo mundo esquecer que o trailer era de um filme do Batman. A impressão que tínhamos era a de que o filme na verdade era do Coringa, e pela atuação de Ledger, não duvido muito que o seja. Que descanse em paz!

4 comentários:

Unknown disse...

Rada
Parabéns pelo blog!
Está muito legal.
Muito bonita sua homenagem!

Jeff

Jovita disse...

Enfim...
Primeiro, eu tenho que elogiar o seu texto. Muito bom. Você escreve com bastante naturalidade.
Quanto Heath Ledger, é lamentável o que aconteceu. E como estávamos comentando ontem, a performance dele em "O cavaleiro das trevas" parece ser soberba. Uma lástima que ele não esteja aqui pra colher os louros de sua vitória.

Unknown disse...

Parabéns pelo blog e pelo seu texto, achei bem bonito o que fez...

Lendo seu texto lembrei de quando assisti a reportagem falando sobre a morte dele.Não tinha acreditado no que vi, ou melhhor não queria acreditar.

É muito triste quando acontece uma morte prematura, ainda mais de um ator que tinha tudo para se tornar ainda maior.

Daniel Esteves de Barros disse...

Radamés, ótimo texto, você escreveu extremamente bem, foi bastante coerente em seus comentários e selecionou bem as palavras que usou para ilustrar esta homenagem a Ledger.

Quanto ao ator, realmente uma pena. Mesmo em filmes comerciais como "O Patriota" e "Coração de Cavaleiro" o ator esbanjava carisma e talento, principalmente na segunda obra.
O Cinema perde, os cinéfilos perdem, a Arte perde.