quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Dois malucos no pedaço



Se segurem, o Festival de Veneza virou o palco das novas peripécias dos dois maiores cineastas norte-americanos da atualidade. Primeiro, Michael Moore, com seu habitual rigor marqueteiro que vem aí com mais uma obra contundente que dessa vez vai alertar a humanidade sobre o cancêr capitalista que criou uma sociedade de consumo. Após a exibição de "Capitalism: A Love Story", o diretor saiu-se com essa:

"O capitalismo é mau, e você não pode regular a maldade. Você deve eliminá-lo e substituí-lo por algo que é bom para todas as pessoas, e este algo é a democracia."

Palmas para o gênio!!!! Resta saber como ele chegou à conclusão de que democracia é um sistema econômico. E já que o capitalismo é tão nocivo, jogue seus filmes na internet, Michael Moore, em vez de utilizar a ampla rede de distruição e exibição bancada pelos estúdios americanos. Mais, devolva o seu Oscar, prêmio máximo da indústria cinematográfica americana, sustentada e difusora do capitalismo americano.

É, coerência não é o forte de certos artistas mesmo.



Outro obtuso que deu às caras em Veneza foi Oliver Stone. Há anos sem entregar um filme que preste, Stone ataca agora de documentarista. Em "South of the Border", Stone fez a próxima propaganda eleitoral de Hugo Chavéz como "uma resposta à hostilidade gratuita da mídia internacional contra Chavéz", como disse o próprio diretor. Questionado sobre a (falta de) isenção do filme, o democrata Stone disse: "Por que buscar o lado negro quando o sujeito faz coisas boas?"

Vai dizer isso para os venezuelanos que estão sofrendo com a escalada da inflação e da violência...

Um comentário:

Unknown disse...

Onde o pseudo-cinema encontra-se com a pseudo-política...